sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Bichos faz-de-conta - leitura interactiva
A convite do departamento de Línguas, dinamizei, em Sever do Vouga, algumas sessões de leitura interactiva dos Bichos. A parte mais aliciante foi, sem dúvida, a resolução de puzzles-adivinha, particularmente os realizados em suporte informático.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Centro de Arte Moderna - Fundação Gulbenkian
Os Bichos marcaram presença na Fundação Gulbenkian, incluídos na agenda das acitividades para os mais novos.
O meu bem-haja à Margarida Botelho, a quem coube parte da ilustração do livro (o outro ilustrador é André da Loba) e à Dora Batalim que incluíram o livro na programação da Oficina de Contos das Ideias Irrequietas e que,como ninguém, sabem passar à pequenada os prazeres da palavra e da imagem.
Casa da Leitura
Bichos faz-de-conta, livro aconselhado pela Casa da Leitura. Eis o texto de apresentação, da autoria de Ana Margarida Ramos:
Colectânea de onze composições poéticas destinadas ao público infantil, Bichos de faz-de-conta agrupa poemas onde a temática animal é alvo de uma recriação onde se combina o jogo linguístico, o humor e a tradição. Claramente de gosto infantil, pelo jogo sonoro, vocabular e rítmico, os poemas brincam ainda com o grafismo e o design, recorrendo a procedimentos próprios da poesia concreta e visual. A temática animal, as referências intertextuais – a Camões mas também à memória da tradição oral – a adopção, em vários textos, de uma estrutura narrativa são outras das características de uma publicação que conta ainda com ilustrações que exploram a tridimensionalidade inerente à composição dos diferentes elementos. Muito original, a vertente pictórica redimensiona os textos, explorando algumas das suas sugestões e possibilitando leituras diferentes.
Uma pegada importante dos Bichos (finalmente!...) à solta.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
"Bichos faz-de-conta"
Bichos faz-de-conta, editado pela Porto Editora, é minha primeira publicação na área da literatura infantil. O meu trabalho de edição mais assíduo tem-se verificado no âmbito dos livros escolares destinados à disciplina de Língua Portuguesa. A ficção dorme largos sonos na gaveta da minha secretária, à espera de oportunidade.
Metidos na toca dos dossiês durante vários anos, os Bichos saíram finalmente à luz em Fevereiro de 2008.
Trata-se de uma colectânea de poemas, fruto de criação pessoal, posteriormente utilizados em actividades realizadas com os meus alunos no âmbito da abordagem do texto poético ou como ponto de partida para a escrita criativa.
A partir do momento em que conseguiram "soltar-se", os Bichos têm viajado por vários pontos do centro do país, proporcionando leitura e diversão a muitos meninos e meninas (E a mim também!...). Estão à disposição para continuar a viagem...
Subscrever:
Mensagens (Atom)