quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Bilhete-postal

Pai Natal,
venho dizer-te
que já pus o sapatinho.
Fico à espera que me tragas
pelo menos um livrinho.
Quero ainda acrescentar
que qualquer tema me serve
- sou um leitor esclarecido,
mas um bom livro de histórias
será sempre o meu preferido.
Se for esse o meu presente,
prometo, não vou faltar:
a mais bonita de todas
vou escrevê-la na Lua
para, assim, a partilhar
com os meninos que perderam
o direito de sonhar.

Envio-te este recado
no bico de um passarinho,
que leva também saudades
deste teu muito
                        Amiguinho.


Na volta do correio


Caro amiguinho leitor,

recebi o teu pedido,
que me deixou encantado;
terás no teu sapatinho
o livrinho desejado.
Das histórias conhecidas,
a mais bonita escolhi;
já a tenho no trenó
guardadinha para ti.
Fala de um menino lindo,
vindo à Terra numa estrela
que ainda hoje ilumina
quem de perto quiser vê-la.
E se tu a souberes ler,
como acho que és capaz,
a estrela do menino…
nos teus olhos a terás.
Quanto a escrevê-la na Lua,
acho bonita a ideia;
o luar mostrá-la-á
nas noites de Lua cheia.
E para te ajudar
a cumprir o que desejas,
prometo e não vou faltar:
espalharei mais de mil cópias
levadas pelo vento norte
do Japão à Patagónia
em aviões de papel
mais rápidos que o meu trenó.
Levá-la-ão, podes crer,
a todo e qualquer cantinho
onde haja um menino só,
com vontade de chorar,
para ajudá-lo a sorrir,
a crescer e a sonhar.
Regressarei à Lapónia

feliz como nunca estive.
Saberei notícias tuas
pela leitura do jornal.


Despeço-me até ao ano.
Teu amigo,
                         Pai Natal
         Maria da Conceição Sousa Vicente

                                   Dezembro / 2008

Sem comentários: