quinta-feira, 25 de março de 2010

"O Cordão Dourado" - leitura dramatizada

Integradas nas actividades programadas pela BE da Escola Fernando Caldeira para a Semana da Leitura, dinamizei duas sessões com a turma do 6.º B, para preparação de uma leitura dramatizada de "O Cordão Dourado", versão de Alice Vieira, publicado pela Caminho, integrado na Colecção Histórias Tradicionais Portuguesas.

Na 1.ª sessão, o conto foi lido e interpretado, com focagem na análise das personagens. Seguiu-se a "materialização" das personagens em "fantoches" de papel, elaborados de uma maneira muito simples. Esta primeira fase do trabalho foi muito motivadora e divertida. Contudo, o tempo foi pouco para que os "artistas" pudessem apresentar obra perfeita. Decidiu-se que o aperfeiçoamento fosse feito em casa, no fim-de-semana que se aproximava.

Aqui ficam alguns exemplos do que foi possível produzir em termos plásticos.




Na 2.ª sessão, cada elemento do grupo deu voz à sua personagem e manipulou os "fantoches", tendo lugar a leitura dramatizada do conto.



Bastarão alguns ensaios para este grupo estar pronto a levar este "espectáculo" de leitura dramatizada a outras turmas ou - quem sabe? - outra plateia de espectadores.

Sem comentários: