sábado, 31 de março de 2012

A "Rimar" na EB2/3 Fernando Caldeira

No passado dia 22 de março foi dia de "Rimar" (em grande!) na EB2/3 Fernando Caldeira. As atividades foram variadas e muitíssimo criativas. Eis a panorâmica do espaço da BE, decorado com os trabalhos dos alunos (reprodução das ilustrações do livro  "Rimar e Cantarolar", em grandes dimensões).



Foram várias as leituras apresentadas, com e sem coreografia. O texto mais "apetecido" foi o "Indo eu", talvez porque  é mais fácil de recriar sem quebrar o ritmo e porque a música é mais conhecida (afinal não estamos longe de Viseu...)

De salientar a apresentação do texto "A vaca leiteira" em língua gestual. Além de ter sido uma interessante,  pode "abrir outras portas" para estas rimas divertidas.

Todas as ilustrações do livro foram recriadas pelos alunos, num trabalho de interdisciplinaridade. Vale a pena ver, na apresentação abaixo, como as ilustrações  "ganharam tamanho" nas mãos dos alunos! Tudo aconteceu graças ao trabalho de coordenação entre LP e EVT (clicar para passar os slides).

Também na disciplina de EVT foi criado um padrão a partir da leitura de três poemas. Foram transformados depois em dois enormes painéis que decoraram, de cima a baixo, dois pilares da sala da biblioteca. Ficou lindo! Vejam: 

(Clicar para passar os slides.)

Com a recriação da ilustração de "A saquinha das surpresas", nasceu também a música, numa composição original da professora Anabela Rajado. Este era o único poema do livro cuja música nos era desconhecida. Podem avaliar o resultado, ativando o botão do som na apresentação abaixo. Ouçam porque vale a pena!

Uma aluna do 5.ª A, Gabriela Oliveira, reproduziu a traço de caneta (em desenho à vista) todas as ilustrações do livro. Podem vê-las  na apresentação seguinte (clicar para passar os slides).desenhos_rimar_pps

View more presentations or Upload your own.


A turma do 5.º A prolongou a leitura com a elaboração de bonitos marcadores, oferecidos posteriormente aos professores responsáveis pela dinamização de todo o projeto.  

Dos trabalhos de recriação de texto, selecionámos o "Trevo de quatro folhas", dos alunos do 5.º C (clicar para passar os slides).

"O ladrão do gato" teve tratamento especial pelos alunos do 5.º B.

"A saia da Carolina" também conheceu vários "feitios", criados pela turma do 5.º  H.

 Os trabalhos aqui apresentados são, sobretudo, a prova do empenhamento e profissionalismo dos professores que se envolveram neste projeto. 

Foi mesmo bom ver o meu livro "tão bem tratado", não só do ponto de vista didático como estético. Foi mesmo um projeto em grande! E tenho a certeza de que os alunos ficaram motivados para Ler+

Sem comentários: