sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

"Bichos faz-de-conta" - continuando pelas EB1 e JI do Agrupamento de Aguada

Quinze e dezasseis de Dezembro foram os dias dedicados às EB1 e JI de Aguada de Baixo, Belazaima e Barrô. Estiveram também presentes os meninos de mais longe, vindos lá da meia encosta da serra do Caramulo, da escola e JI da Lomba.

Na quarta-feira de manhã, foi a vez de Aguada de Baixo, com turmas intressadas e participativas. Tivemos, mesmo, de abrir uma excepção para os alunos de uma turma do 4º ano, uma vez  que tinham lido o livro e estavam desgostosos por não poderem participar. Como o comportamento do segundo grupo foi óptimo, tivemos tempo para ler todo o livro, a fim de podermos fazer um jogo de adivinhas, no final. É claro que esta foi a parte mais divertida, mas, apesar disso, deu para ver como os textos foram interiorizados. Valeu, mesmo!

À tarde, rumámos a Belazaima. De novo, grande entusiasmo e uma surpresa: os meninos da escola da Lomba estavam a preparar a dramatização de "O PIrilampo". O espectáculo final ficou adiado para mais tarde, dada a urgência  das tarefas de Natal. Havia, ainda, alguns meninos que sabiam poemas de cor. Fizemos também o jogo das adivinhas, uma vez que havia um grupo de alunos de 3.º e  4º anos. Foi muito bonito!

Quinta-feira foi a vez de Barrô. De manhã na EB1, à tarde no JI. De salientar a calma e o saber estar das turmas. Ouviram ler, disseram o refrão em coro e "brincaram às girafas" para acompanhar a leitura do poema relativo a este bicho. Na EB1 tive novas surpresas: uma das turmas apresentou-me um engraçado e perfeito gráfico de opiniões em que o claro vencedor foi o poema do "Pirilampo" ; a outra turma presenteou-me com um cartão de Natal. Vejam como é bonito:

(imagem em execução)

À tarde, também tive um presente de um outro grupo de meninos do JI da Lomba, que desceram a serra para se juntarem aos colegas de Barrô: um caderno com desenhos da "Girafa". Seguidamente, recitaram o poema, cada um a sua estrofe. Deram conta do importante trabalho que tinham feito. O momento alto, com muito riso e muita animação, foi a leitura dramatizada de "O menino". Foi deveras divertido!

(imagem em execução)

Fiquei com vontade de voltar!

Sem comentários: