quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

"Histórias Assim e a Sério", no IDL

Hoje o dia foi dedicado às turmas do 2.º ciclo do Instituto Duarte Lemos, na Trofa. A convite dos professores de Língua Portuguesa, tive o privilégio de conhecer esta escola e de participar nas actividades de dinamização da Feira do Livro, em curso durante a semana.

E foi uma óptima experiência! Os alunos participaram, demonstrando que conheciam algumas das histórias e, sobretudo, colaboraram com entusiasmo numa hipótese de recriação de dois dos contos que, por selecção das respectivas professoras, tinham ficado "em segredo": A Cabra e Para sentires o gato, calça-lhe uns sapatos. Houve muito boas ideias, propostas fantásticas!
As perguntas que fizeram andaram todas à volta do processo criativo da escrita -  Como surgem as ideias para escrever? As histórias são verdadeiras (... sempre a grande questão!)? Demora muito a escrever um  livro?

Foi deveras divertido.

Tive, ainda, um simpático presente dos leitores de O Botão Mágico.


Finalmente, a sessão de autógarfos, impacientemente esperada pelos alunos que já tinham o livro.

Foi a minha primeira sessão de trabalho com as Histórias e deixou-me deveras satisfeita. Devo a minha satisfação aos profissionais do IDL e aos simpáticos alunos, claro! Bem hajam!

Aqui fica o registo.


Sem comentários: